Quantas podem ser as Verdades de uma Verdade?


Quanto de verdade há em uma verdade? Quantas podem ser as verdades de uma verdade? Apenas Uma? Há uma verdade absoluta? 

A própria palavra verdade pode ter vários significados nos dicionários "Verdade é estar de acordo com os fatos ou a realidade, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão" . Pode ainda estar relacionada a "fidelidade ou sinceridade dos atos, palavras e caráter", conforme seus usos mais antigos.

Na Filosofia a verdade está ligada ao seu portador e suas próprias análises ou a forma como nos apropriamos desta verdade. Há, também, a natureza da verdade, a preservação da verdade, o conhecimento da verdade. Há quem diga, ainda, que a verdade é relativa, há subjetividade ou que existe apenas a absoluta. E tudo isso pode estar relacionado à interpretação.

Quando concebo uma verdade como sendo a única e absoluta, posso criar uma grande divisão. Uso a minha interpretação do que é certo e errado e julgo. Não abro espaço para ouvir o outro, seu ponto de vista ou aquela que pode ser a outra verdade de um fato. 

E é desta maneira que muitos conflitos nascem e perduram por anos, atravessando gerações de uma mesma família ou dos sistemas que integram. Muitas relações são findadas, muitas famílias se desagregam e inevitavelmente acontecem exclusões, conflitos e até mesmo guerras.

Para muitos pode parecer inconcebível, mas mesmo vivenciando um mesmo fato, uma mesma situação, é possível haver mais de uma verdade. 

A verdade pode está relacionada aos valores e crenças de um sistema e mesmo assim não ser tida com a única entre os indivíduos que compartilham essas crenças. Se puxarmos pela memória lembraremos que grandes rupturas já aconteceram ao longo da nossa História, por esse motivo. Não vem ao caso, aqui, classificá-las como boas ou más, certas ou erradas.

O que quero trazer é uma reflexão sobre como podemos conviver melhor, ter relações mais saudáveis e mais livres, sem a necessidade de estarmos sempre certos e no controle. De sermos os "donos" absolutos da verdade, de todas as verdades!

Há muito de mim no que tento controlar no outro. Há muito da minha verdade no outro, há muito dos padrões que busco quebrar no outro. Então, quando paro um pouco e saio do tal automático habitual, posso ter um novo olhar sobre as minhas relações, principalmente as conflituosas.

Aí, mais uma vez entramos na seara da Aceitação. Mais uma vez somos tomados pelo convite de fazer diferente, de dar uma chance para um novo olhar e de permanecermos no Amor. No Amor como Estado de Consciência.

Quando conseguimos navegar suavemente por esses mares revoltos, inclusive dentro de nós mesmos, percebemos que a verdade pode ser, sim, relativa. 

A maturidade emocional já traz esse olhar fora de um único caleidoscópio. Abrace-a!

Tudo o que acontece, acontece por um motivo. Quem sabe alguns dos conflitos que vivemos hoje não podem ser revistos e tidos de outra maneira.

Sabe aquele convite para entrar no mundo da visão sistêmica? Que tal experimentá-la? Que tal se afastar um pouco do foco míope do conflito. Dar um ou dois passos pra trás e ver que é possível!

Desperte a habilidade de ver e compreender os acontecimentos a partir do Todo, a partir de seus vários sistemas, das suas atuações, das interferências e da busca constante de sobrevivência e perpetuação. Tenha Gratidão!

Você pode se surpreender ao perceber que estamos muito mais envolvidos em uma grande rede de Amor, do que você pode imaginar. 

Mesmo no conflito pode haver amor. Há sempre a possibilidade de um novo olhar, de uma reconciliação, de uma mão estendida, de um pedido de desculpas, de um coração aberto para receber, para estar em Paz! Há sempre Amor!

Bom! Mas isso tudo é apenas um ponto de vista! O meu, hoje! 
Apenas uma reflexão sobre a verdade, sobre quanto de verdade há nas palavras, nas atitudes... em nós mesmos!

Quanto de verdade há na verdade e afinal, quantas são?
🌸❤🌸
Com carinho,
Estella Parisotto Lucas
🌸❤🌸
#PensamentoSistêmico
#VisãoSistêmia
#ConstelaçõesSistêmicas
#ConstelaçãoFamiliar
#ConstelaréTransformar
#ConstelaItapema
#Verdade #Amor #Paz
#VidaEmEquilíbrio
#VidaPlena #Gratidão

Comentários

Mais Visitadas!