Sentimentos Primários e Secundários

Nenhuma descrição de foto disponível.


🌸O Post de hoje é inspirado em um vídeo de Guillermo Echegaray, que fala sobre Sentimentos Primários e Secundários.🌸 Quando estamos conectados aos nossos Sentimentos Primários podemos agir e realizar o que precisamos para dar continuidade aos nossos projetos e Vida, mesmo quando algo de triste ou ruim acontece. Sentimentos Primários são curtos e intensos e nos levam a ação.🌸 Quando estamos nos Sentimentos Secundários, no entanto, queremos mais a compaixão do outro do que verdadeiramente sair de situações que causam dor, por exemplo. Sentimentos Secundários são longos e permanecem ecoando, sabe aquela queixa diária, aquela lamentação, aquela reclamação sem motivo aparente, mas que continuamos a fazer pelo simples fato de reclamar, então, são paralisantes.
🌸
Bert Hellinger, também fala sobre os Sentimentos: "A diferença principal entre sentimentos primários e secundários é que os primeiros estimulam a ação construtiva, enquanto os secundários consomem a energia que, de outro modo, iria estimular mudanças. Sentimentos que geram ação efetiva fortalecem as pessoas. Os que embaraçam ou substituem a ação efetiva, ou ainda justificam a omissão, enfraquecem-nas."
🌸
Podemos vivenciar o Medo, por exemplo, das duas maneiras. Saber diferenciar o Sentimento Primário do Secundário do é essencial para conhecermos mais sobre nós mesmos e sobre como funcionamos.🌸 É poder ser mais ativo e viver com mais leveza!
🌸
Hellinger ainda fala sobre mais dois Sentimentos: os Sistêmicos e o Metassistêmicos, mas esse é assunto para outro Post!
🌸
Gostaria de saber mais sobre essa visão das relações e da vida? Entre em contato! Constele!
🌸

Comentários

Mais Visitadas!