Constelação Sistêmica - Individual com Bonecos!



Constelação Familiar é mais do que uma técnica de representação espacial das relações familiares ou uma abordagem fenomenológica sistêmica e empírica que permite identificar bloqueios emocionais entre gerações ou membros de uma família. É um novo olhar para questões cíclicas, padrões de comportamento e conflitos familiares, que possibilita ao constelado uma nova postura de vida.

O método, que torna visível emaranhamentos entre membros de uma família, começou a ser desenvolvido quando Bert Hellinger - filósofo, teólogo e psicoterapeuta alemão - conviveu com uma tribo Zulu na África do Sul. Na época, enquanto praticava suas atividades como missionário católico, observou que existia na tribo um respeito muito grande pelos antepassados e que existia entre os membros da tribo um movimento de volta as origens para o entendimento dos conflitos latentes. 

Foi através das observações empíricas, de estudos e compilando descobertas anteriores como o de Virgínia Satir que apresentou nos anos 70 o método chamado "Esculturas Familiares", ou Levy Moreno com seu "Psicodrama" ou ainda Eric Berne criador da "Análise Transacional" ampliada por Fanita English, que surgiu a metodologia de Bert Hellinger Posicionamento Familiar, que após traduções ficou conhecida como Constelação Familiar.

Hoje estudos ampliam o universo das Constelações e trazem a utilização da teoria da evolução dos "Campos Morfogenéticos" de Rupert Sheldrake - biólogo britânico - e os conceitos da Física Quântica, que complementam.

Para Bert Hellinger, muitos problemas, dificuldades e mesmo doenças de seus clientes estão ligadas aos destinos de membros anteriores de seu grupo familiar e podem ser trazidos nas Constelações Familiares.

As Constelações Familiares são aplicadas seguindo os princípios norteadores de Bert Hellinger. Entre os princípios cito brevemente as Ordens do Amor, forças dinâmicas e articuladas que agem nos relacionamentos e nos sistemas. 

As Ordens do Amor

1 - Ordem do Pertencimento
Toda pessoa tem o direito de pertencer ao seu Sistema Familiar, mesmo aquelas que não chegaram a nascer, os que já morreram ou que em algum momento deixaram de seguir os "padrões" estabelecidos e aceitos por aquela família ou sociedade.
2 - Ordem da Hierarquia  
A hierarquia existe e deve ser respeitada e seguida pela Família. Quem chegou primeiro tem prioridade, ou seja, o casal (pais) tem primazia em relação aos filhos, assim como os mais velhos em relação aos mais novos. A ordem da hierarquia pode ser alterada em alguns casos especiais, sem que isso cause desconforto, pois agem para a sobrevivência do mesmo grupo familiar.
3 - Ordem do Equilíbrio 
O dar e receber devem ser praticados com equilíbrio entre todos e em todos os relacionamentos no grupo. Aqui muitos padrões repetitivos são fortalecidos e perpetuados.

As 3 Ordens do Amor atuam no Sistema Familiar simultaneamente. Elas são interdependentes entre elas e possuem o mesmo "valor", ou seja, não existe sequência preestabelecida. Quando as Ordens do Amor estão em harmonia auxiliam o fluxo saudável da vida do Sistema Familiar, que por sua vez reverbera entre todos os sistemas existentes. O contrário, também, pode ser observado.

Portanto, estar em Paz com o seu Sistema Familiar é proporcionar a você e aos seus Vida com Plenitude! Permita-se, assuma as suas responsabilidades nas relações! 

Como acontece uma Constelação Familiar Individual?

A Constelação Familiar individual pode ser realizada com bonecos, âncoras de chão e outras modalidades. Consiste na visualização de uma questão (às vezes de repetição de padrão familiar já observado, às vezes um padrão de muita dor, de medo, de relações conflituosas, de estagnação...) trazida pelo constelado que quer uma mudança real em sua Vida. 
Há inicialmente uma conversa pontual, momento em que o constelador solicita algumas poucas informações sobre a vida do constelado e de membros de sua família: como origem, número de filhos dos pais, número de casamentos anteriores, mortes precoces e doenças graves.

Com base nessas informações, o constelador solicita ao constelado que escolha (se a constelação escolhida é com bonecos) entre os bonecos, alguns para serem representantes dos membros do seu Sistema Familiar e da questão a ser trabalhada. Esses representantes são dispostos no espaço de trabalho - campo - de forma a representar como o constelado sente que se apresentam as relações entre tais membros. Em seguida, são observadas as reações desses representantes que trazem informações armazenadas na memória do sistema familiar. O constelador seguindo as ordens norteadoras e princípios das constelações, com muito respeito à história e aos antepassados e com amorosidade faz as falas sistêmicas, que se fizerem sentido serão repetidas pelo constelado. Ao final, há uma nova percepção sobre o Sistema Familiar e sobre a Vida. Há leveza!

"... A Constelação Familiar é um caminho certo para reconhecer de quem ou de que temos que nos separar e quais despedidas se fazem necessárias, para que possamos encontrar nosso Ser Inicial e o Novo que nos espera." Bert Hellinger.

Em 2018 a Constelação Familiar foi acrescentada na lista das Práticas Integrativas e Complementares reconhecidas pelo Ministério da Saúde e ofertadas pelo SUS.

Constele! Permita-se um novo olhar e nova atitude.
É Possível!
Viva Plenamente! 

#PensamentoSistêmico 
#PensamentoSistêmicoComplexo 
#VisãoSistêmica 
#VisãoHolisticoSistêmica 
#VisãoDeMundoQuântica 
#ConstelaçõesSistêmicas 
#ConstelaçãoFamiliar 
#Constelarétransformar 
#ConstelaItapema 
#NovaPosturaDeVida 
#NovaAtitude #Vida #Paz
#Gratidão #Perdão #Amor 
#VidaEmHarmonia #VidaPlena 
#AgradecerÉHonrar #HonreSuasRaízes
#Viva #HáUmTempo #HáSempreUmPropósito
#SistemaFamiliar #Herança #PermitaSeViver
                                                           #SouAbrath

Comentários

Mais Visitadas!